19 de janeiro de 2011

Um liquidificador e uma torta!

Minha mãe se mudou recentemente pra casa de minha avó e com esta mudança muitas coisas formaram dupla na cozinha delas e eu saí ganhando com isso. Minha primeira aquisição e presente foi um liquidificador que já era antigo quando minha mãe ganhou. Foi a herança deixada pela "Bibita" quando ela faleceu. "Bibita" ganhou este apelido do meu irmão quando ele era pouco mais que  um bebê (hoje ele tem 25 anos!), mas na verdade ela se chamava D. Benedita e era nossa vizinha. Este liquidificador é 220 voltz, tem o número 097304, tem 03 ciclos e é da marca Walita, não há nele nenhum indício da data de fabricação, eu calculo que ele deve ter pelo menos 50 anos e com exceção do copo de vidro (que infelizmente se quebrou há alguns anos na cozinha de casa!) ele funciona muito bem e tem um charme víntage tão em alta nos tempos de agora.
O fato é que eu fiquei muito feliz com este presente e assim que cheguei em casa com ele,  me pus a pesquisar receitas que usem o liquidificador pra poder dar vida a um objeto inanimado mas que acompanhou a história de vida da "Bibita", de minha mãe e minha avó e agora acompanha a minha.
Eis que sempre quis aprender a fazer uma torta doce de ricota que acompanhava os papos e os cafés de fim de tarde no trabalho no ano passado quando trabalhava em Pinheiros, então pesquisando na net achei a receita. Já fiz umas quatro vezes e ela sofreu algumas adaptações e segundo os elogios de quem comeu a melhor foi esta que divido aqui:

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
500 gr. de ricota
04 ovos separados
uva passa à gosto
03 colheres de amido de milho
02 colheres de manteiga sem sal

Bata as claras em neve e reserve.
No liquidificador coloque todos os outros ingredientes com exceção da uva passa e bata até ficar cremoso. Depois vá adicionando este creme às claras mexendo delicadamente pra incorporar a massa. Unte uma forma com manteiga e despeje o creme. Por cima esparrame as uvas passas  no creme e asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos ou até que a parte de cima fique dourada e massa firme.
Você pode também cobrir com goibada cremosa como na foto abaixo e usar a ricota pra enfeitar que fica uma delícia!



E como eu não poderia deixar, segue a foto do liquidificador pra vocês verem como o bichinho é bonitinho e antigo!

Um comentário:

Deixe seu tempero!